Questões triviais: A grandeza do pequeno

Escrito em 19/08/2025

“Esta será a recompensa quando ouvirdes...” (Dt 7:12)

A interpretação simples do versículo é que, se observarmos as ordenanças de Hashem [O Nome], seremos recompensados e Ele nos amará. No entanto, Rashi interpreta o versículo midrashicamente. A palavra “eikev” significa “calcanhar”.

O versículo se refere especificamente às mitzvot [mandamentos divinos] que pisoteamos, pois as percebemos como menos importantes. (Dt 7:12) O Mizrachi [identidade étnica de judeus originários do Oriente Médio e Norte da África] questiona a necessidade da interpretação de Rashi, especialmente porque o Midrash [forma clássica de interpretação das Escrituras Hebraicas] aparentemente contradiz a interpretação simples.

A interpretação simples implica que o versículo se refere a todas as ordenanças. Rashi limita o versículo apenas àqueles que percebemos como menos importantes. (ibid.)

A Mishná [obras centrais do judaísmo rabínico] em Pirkei Avot nos alerta para sermos tão meticulosos em nossa observância das mitzvot menos importantes quanto o somos nas mitzvot mais importantes, pois não sabemos com base em que estamos sendo recompensados. (Avot 2:1). Se é possível distinguir entre mitzvot menos e mais importantes, por que, de fato, não somos mais recompensados por aquelas que são mais importantes?

Quanto mais forte o relacionamento que você tem com uma pessoa, mais à vontade você se sente em pedir a ela que faça algo relativamente trivial. No entanto, em um relacionamento que não é tão forte, você tende a limitar os pedidos a questões significativas. Por exemplo, uma pessoa não pensaria duas vezes antes de acordar um mero conhecido às duas da manhã para assistência médica, mas a mesma pessoa acharia inconcebível acordar o conhecido pedindo um pote de sorvete. Por outro lado, uma mulher não terá problemas em pedir ao marido que lhe compre um pote de sorvete às duas da manhã.

Somos naturalmente mais meticulosos com aqueles preceitos que consideramos mais fundamentais, como, por exemplo, a crença em Hashem e a honra aos pais. Além disso, para aqueles preceitos que Hashem nos ordena observar, nos quais não percebemos nenhum princípio fundamental importante, é possível abordá-los com menos entusiasmo. No entanto, é com essas mesmas mitzvot que demonstramos nosso comprometimento e expressamos nosso amor por Hashem. Quanto mais forte o relacionamento, mais propensos somos a concordar com um pedido aparentemente trivial. Portanto, nossa observância de “themitzvot kalot”, as mitzvot menos sérias, é o parâmetro para nosso relacionamento com Hashem.

Com isso, podemos entender o que a Mishná em Pirkei Avot nos ensina. Não sabemos com base em que somos recompensados pela observância dos preceitos, se é a gravidade do preceito ou o reflexo de comprometimento e amor na adesão ao preceito. O Midrash entende que esses são os preceitos aos quais o versículo se refere, pois o versículo se refere àquelas mitzvot pelas quais somos recompensados com o amor de Hashem. Isso deve ocorrer porque essas mitzvot expressam nosso amor por Hashem. Estas, explica o Midrash, devem ser as mitzvot que são percebidas como menos importantes, pois nossa observância delas expressa verdadeiramente nosso amor a Hashem.

Tradução: Mário Moreno

Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

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